Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho durante o expediente, sendo orietada por um fisioterapeuta ou educador físico.


Dependendo da necessidade do setor, a ginástica poderá ser preparatória (prepara o corpo para o trabalho que exige esforço físico), compensatória (compensa o corpo da fadiga fisica e mental causadas por tarefas repetitivas ou que exigem muita atenção) ou relaxante (exercícios realizados no final do expediente, indicado para todos os setores) ou até mesmo uma combinação destes tipos.
As aulas têm duração de 07 a 15 minutos, sem causar fadiga ou sudorese.

A Ginástica Laboral tem como objetivo diminuir as doenças do trabalho, a fadiga física, melhorar a atenção e estimular hábitos mais saudáveis nos funcionários. Com isso, ela melhorar a qualidade da prestação de serviço através da melhor disposição, satisfação, sensação de bem-estar e recuperação da atenção. Além disso, a Ginástica Laboral previne lesões inflamatórias que desencadeiam as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) reduzindo os custos da empresa em relação à assistência médica e afastamentos.

Fonte:
http://www.ginasticalaboral.com.br/
http://www.artigonal.com/
http://www.fitlabor.com.br/

terça-feira, 27 de abril de 2010

Crianças e exercícios físicos: Qual o ideal para seu filho?

Independente de seu desejo quanto ao futuro esportivo de seu filho, a primeira pergunta que deve reger sua intenção é "qual a prática esportiva ideal para meu filho?"
Uma reposta simples soluciona estas questões. Fazer exercícios esportivos não tem idade. O importante é que seja bem orientado e que siga um programa adequado às necessidades de cada um.
No caso específico de crianças, o esporte tem que respeitar as fases de crescimento.
Veja texto detalhado clicando sobre o título.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Água e Envelhecimento

Água e Envelhecimento
                           por Arnaldo Lichtenstein

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?"

Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".
Eu dio: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer".
Responso novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
1- diabetes descontrolado;
2- infecção urinária;
3- esquecimento pela família; explico: a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quado falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.
`Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.

Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água.
Na adolescência, isso cai para 70%.
Na fase adulta, para 60%.
Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, de saída, os idosos tem menor reserva hídrica.


Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme".
Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias.
Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.
Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.


Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.


Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido ultimamente. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor...
Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.


Por isso, aqui vão dois alertas.


O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!


Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos.


Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar... atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Festa VIP 2008

Oi, Galera!!
Pra quem foi aluno VIP 2008, vale relembrar a festa.
Quem não foi.. que tal dar uma olhadinha?
Clique no título para ver o vídeo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Energia Academia na 20ª Fitness Brasil Internacional


É o mais tradicional encontro de profissionais e estudantes da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins do mundo.

E a Energia Academia fará parte deste grande encontro para reciclagem, atualização e desenvolvimento profissioanal.

Ginástica Passiva não queima calorias e nem aumenta a massa muscular.

Os chamados aparelhos de ginástica passiva (aqueles que ativam os músculos através de estimulação elétrica) oferecem resultados incríveis com apenas poucos minutos de uso sem que você tenha que contrair um músculo sequer,
mas... quando o assunto é ganho muscular e corpo saudável a lei do mínimo esforço não impera.

Veja como funciona e tire suas dúvidas clicando no título.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - ABESO, é uma sociedade multidisciplinar que tem como objetivo o desenvolvimento e disseminação do conhecimento sobre a obesidade, promovendo o contato entre pessoas interessadas no assunto.
Conheça mais sobre a ABESO visitando o site: clique no título

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Benefícios do Método Pilates

O método Pilates possui varios benefícios, dentre eles estão: estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue, melhora do condicionamento físico geral, da flexibilidade, da amplitude muscular e do alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e da coordenação motora.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas.
Veja mais clicando no título.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ingestão de vitamina D e Cálcio combatem descalcificação dos ossos

Estudos comprovam que ingestão conjunta de vitamina D e cálcio combatem a descalcificação dos ossos.


A combinação de vitamina D e mineral cálcio é uma forte aliada na prevenção de problemas ósseos. A constatação foi feita por pesquisa da Universidade Copenhagen, na Dinamarca, publicada em janeiro deste ano no British Medical Journal1. O estudo, realizado com aproximadamente 70 mil americanos e europeus, mostra que a ingestão da vitamina D sozinha não é eficaz na prevenção de fraturas. Porém, quando ingerida em conjunto com o cálcio verifica-se maior proteção de fraturas, em comparação ao consumo isolado do nutriente. Isso porque a vitamina D promove a absorção do cálcio após exposição à luz solar.
Clique no título e veja a matéria completa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Desequilíbrios Musculares: fortalecimento, alongamento e relaxamento com Método PILATES

Artrose, escoliose e hérnia de disco são alguns dos maus que atingem uma grande parcela da população mundial sem distinção de idade, mas qual a origem destes distúrbios que afetam a qualidade de vida de um indivíduo?
São vários os fatores, mas dentre eles, pode-se destacar o impacto dos desequilíbrios musculares nas articulações e estruturas adjacentes.
Veja mais clicando no título e em seguida em download.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Musculação não tem idade

Sr. Ítalo, 76 anos, teve artrose diagnosticada nos joelhos e é aluno de Personal há 3 anos.
Iniciou o programa sem possibilidade de andar.
Atualmente, ergue 100 kg no leg press unilateralmente... e SORRINDO.
Clique no título para ver o vídeo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Treinamento Resistido na Prevenção de Doenças Cardiovasculares

O Treinamento Resistido (TR) ou Musculação e o seu consequente aumento de massa muscular pode provavelmente reduzir múltiplos fatores de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV).
A redução de massa muscular produzida por envelhecimento ou por falta de atividade fisica, levam a uma alta prevalência de obesidade, resistência à insulina, diabetes do tipo II, dislipidemia e hipertensão.
O músculo esquelético é a principal "esponja" metabólica para a glicose e para os triglicerídeos.
São evidências científicas, segundo o American Heart Association (AHA), o American College of Sport Medicine e o American Diabetes Association, que o Treinamento Resistido promove SAÚDE e MELHORA A APTIDÃO FÍSICA, PREVININDO DOENÇAS.

Teresa Passarella
Personal Trainer
Especialista em Fisiologia do Exercício na Saúde, Doença e Envelhecimento - USP

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alimentação e Hidratação para a prática da Atividade Física

Uma alimentação balanceada - antes e depois da atividade física - é fundamental para se obter um bom rendimento.
Além de se alimentar corretamente, lembre-se sempre da hidratação.
Veja o artigo completo com as dicas de uma nutricionista clicando no título e em seguida clique em download

terça-feira, 6 de abril de 2010

A utilização do alongamento antes e depois do exercício

Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de descobrir quais seriam os efeitos da utilização do alongamento antes e depois do exercício físico.
Nele você encontra definições e conceitos sobre o que é alongamento, quais os tipos, os principais benefícios e precauções no trabalho com utilização do alongamento.
Para isto, foram consultados diversos autores que abordam este tema, e levantam discussão e opiniões convergentes e divergentes de estudos já realizados.
Clique no título para acessar a página e em seguida, clique em download

Vídeo Pilates - com Luiza Brunet

Luiza Brunet mantém o corpo enxuto e definido com Pilates.
Clique no título para ver o vídeo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Síndrome de Overtraining

O Profissional de Educação Física Wallace Duarte (CREF 004570-G/BA), da academia Marcial Fitness, lembra que a pressão para conseguir o corpo perfeito pode provocar uma extrema fadiga muscular, causada pelo excesso de atividade física, também conhecida como Síndrome de Overtraining.
Clique no título e veja o artigo completo.

Cuidados Básicos

Qualidade de vida no futuro depende basicamente de
Boa alimentação e condicionamento físico.
Estes são alguns cuidados básicos que tornarão seu programa de exercícios mais agradável, eficaz e seguro.

Alimentação Prévia
Nunca faça exercícios em jejum. Isso pode provocar um grande mal estar e até mesmo uma perda da consciência em decorrência da hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue). Informe-se com um profissional sobre como deve  ser sua dieta antes e após os exercícios.

Programa de Exercícios com Pesos
O treinamento com pesos visa não somente a estética e o bem estar, mas também uma profilaxia, tratamento e reabilitação de doenças e deformidades.

Há também benefícios fisiológicos como: redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol, triglicérides e cortisol, redução da diabetes e da osteoporose. Além disso, com uma elevação do metabolismo, ocorre consequentemente, controle do peso.

O programa de exercícios com peso leva a um aumento da mobilidade articular, de força muscular e de resistência física, como também de massa óssea e massa muscular.

Avaliação Médica
Todo programa de exercício físico deve ser precedido por uma avaliação médica. Portanto, antes de iniciar, consulte um médico.

Avaliação Física
Através dos testes de avaliação física é que o Profissional defini o nível ideal de intensidade para que o exercício possa atingir seus objetivos. Além disso. conhecendo o perfil em que você se encontra, torna-se possível fazer o acompanhamento de sua evolução.

Não esqueça:
Para desenvolver massa muscular é preciso dedicação, paciência e o mais importante, conhecimento do corpo, respeitando seus limites, associando-o a uma dieta efetivamente capaz de promover a queima de gordura e o ganho de músculos.

Respeite as necessidades de seu corpo, lembrando sempre que duas pessoas não são iguais, pois se distinguem por características genéticas, hábitos alimentares, metabolismo e adaptação ao ambiente.

Seguindo essas recomendações, seu programa vai ser UM SUCESSO!


Teresa Passarella

Perfil Profissional

Teresa Maria Passarella Barbosa

CREF 008821-G/SP


  • Licenciatura Plena em Educação Física Pela Faculdade de Educação Física de Santo Amaro - OSEC / UNISA em 1989.
  • Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela FM-USP 2005.
  • Especialista em Treinamento Personalizado (Personal Trainer) pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício - CEFE / UNIFESP EM 2008.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP, desde 2005.
  • Realizou dezenas de cursos em diversas áreas da Educação Física, dentre elas: Personal Training, Pilates com Bola, Ginástica Localizada, Musculação, Fitness, Condicionamento Físico, Ginástica Ritmica e Dança.
  • Participou de Workshops e Convenções como: Fitness Brasil, Sports & Fitness, Reebok University e Gatorade Sport Science Institute - GSSI

Palestras:

  • INCOR - Instituto do Coração: A Postura Corporal do Dentista e a  Necessidade de Exercícios de Alongamento e Fortalecimento Muscular

  • NEOIMPLANTES: A Postura Corporal do Dentista e a Necessidade de Exercícios de Alongamento e Fortalecimento Muscular

  • Associação Brasil SGI: Dieta Colorida Já
Thiago Barbosa Passarella
CREF 0056910-G/SP

  • Licenciatura Plena em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, em 2006.

  • Especialista em Treinamento Personalizado (Personal Trainer) - UNIFESP 2008.

  • Realizou Estudos Científicos na USP - 2006 e 2007, como membro do Grupo de Estudos das Adaptações Neuromusculares - GEPAN, com a Coordenação do Dr. Valmor Ticoli e do Dr. Carlos Ugrinoswish.

  • Membro pertencente à Sociedade Brasileira de Personal Trainers - SBPT desde 2007.

  • Prescreve Programas com foco em Treinamento de Força, Emagrecimento, Mat Pilates, Pilates com Bola, Alongamento e Programas para Todos os Objetivos.

  • Realizou mais de 70 cursos, dentre eles: Fitnes Brasil, Gatorade Sports Science Institute - GSSI e Pilates com Bola - Colleen Craig.




Palestras:

  • INCOR - Instituto do Coração: A Postura Corporal do Dentista e a Necessidade de Exercícios de Alongamento e Fortalecimento Muscular

  • NEOIMPLANTES: A Postura Corporal do Dentista e a Necessidade de Exercícios de Alongamento e Fortalecimento Muscular