Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Treinamento Resistido na Terceira Idade

Para a OMS, a terceira idade se classifica a partir dos 60 anos de vida. É sabido que com o passar dos anos nosso organismo passa por processos naturais de envelhecimento, e esses processos afetam de forma marcante o nosso desempenho, levando-nos muitas vezes a incapacidade de realizar as tarefas cotidianas numa idade avançada.
Não devemos esquecer que necessitamos de um esforço mínimo para realizarmos as tarefas cotidianas de forma segura, mas nem sempre numa idade avançada, nos apresentamos aptos para realizá-las. Isso porque com o passar dos anos qualidades físicas importantes como: força, flexibilidade, equilíbrio e resistência, diminuem em função dos processos de envelhecimento e quanto mais inativos permanecermos mais rápido acontecerá essa diminuição (das qualidades físicas). No geral podemos dizer que as qualidades físicas aumentam até por volta dos 30 anos para daí em diante diminuir de forma gradativa.

O que devo fazer para minimizar estes efeitos naturais do envelhecimento?
Resposta: Faça exercícios.

Qual o exercício ideal, ou melhor, qual exercício que devo fazer?
Existe algum exercício proibido de ser executado?
Não existe exercício proibido e sim, pessoas que estão proibidas de realizarem algum exercício!

A musculação (treinamento resistido) é um tipo de exercício perigoso?
Definitivamente não!
Podemos afirmar categoricamente que a musculação é o exercício mais seguro que podemos executar, uma vez que durante a sua execução podemos controlar todas as variáveis envolvidas no mesmo como: intensidade, força, velocidade.

Importante: estudos científicos comprovam a eficácia do treinamento resistido para as mais variadas populações (obesos, diabéticos, cardiopatas e idosos).

Fonte: Conexão Itajubá
Autor: Ronildo Antonio Martins - Professor do curso de Educação Física do Universitas, Especialista em Musculação, e Ciência do Treinamento Desportivo e Mestre em Ciências Biológicas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário