Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Qualidade de vida e a terceira idade

O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos.
Os especialistas em envelhecimento acreditam que o ser humano em geral poderia viver até 115 a 120 anos se o estilo de vida e seu perfil genético fossem ideais.
Para atingir esse objetivo não resta à menor dúvida que devam ingerir alimentos mais nutritivos, exercitar-se regularmente e ter hábitos saudáveis.
Atividade física, dieta, tabagismo e outros hábitos possuem um grande efeito tanto sobre a extensão quanto a qualidade de vida.
Em um estudo realizado pelo Dr. Lester Breslow, da UCLA (USA), mais de seis mil pessoas da região da baía de São Francisco demonstraram uma diferença drástica nas taxas de morte entre aqueles que seguiam sete hábitos saudáveis simples e aqueles que não os seguiam. São eles:
1- Nunca fumar
2- Ingestão moderada de álcool
3- Tomar café da manhã
4- Não petiscar
5- Dormir sete a oito horas por noite
6- Exercitar-se regularmente
7- Manter o peso ideal

Aqueles que seguiram os sete hábitos saudáveis apresentaram taxas de mortalidade muito menor e foi estimado que pudessem viver nove anos a mais do que aqueles que não os praticavam.
De acordo com os gerontologistas, um ingrediente fundamental para um envelhecimento saudável é a ATIVIDADE FÍSICA REGULAR.
De todos os grupos etários, as pessoas idosas são as mais beneficiadas pela atividade.
O risco de muitas doenças e problemas de saúde comuns na velhice, como doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão arterial, depressão, osteoporose, fraturas ósseas e diabetes diminui com a atividade física regular. Este hábito se praticado regularmente também diminui a gordura corporal, aumenta a força muscular, melhora a aptidão física aeróbica, melhora o sono, são menos vulneráveis a doenças virais e possuem melhor qualidade de vida do que as pessoas sedentárias.


Benefícios da Atividade Física para a Saúde:
* Melhorias: Aptidão cardíaca e pulmonar, Força muscular, Osteoporose, Colesterol, Triglicérides, Hipertensão Arterial, Qualidade da Dieta, Sono,
Controle de peso e Humor, ansiedade, auto-estima, estresse


* Prevenções: Doenças cardiovasculares, Câncer de colo, AVE (Acidente Vascular Encefálico), Depressão, Diabetes, Artrite, Lombalgia e Obesidade

*Atividades Físicas: Pilates, Alongamento, Dança, Musculação, Esportes, Caminhada e Corrida

O processo de envelhecimento é real e natural. Então, que tal brindar esta época com muita saúde e disposição? Basta exercitar-se. Lembre-se qualidade de vida não tem idade e é muito bom viver bem.



Autor: Professora Teresa M. Passarella - Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento
Colunista do Jornal do Brooklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário