Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cuidados com lesões nos esportes

Com a disseminação da prática esportiva, precisamos aprender a identificar e prevenir as principais situações que provocam as lesões esportivas (fraturas ósseas, lesões na musculatura, articulações, tendões, ligamentos).

A vitória começa com a integridade do corpo ao término da partida. Ao girarmos as articulações para movermos no espaço, criamos uma aceleração angular e linear, que gerarão forças maiores do que o nosso peso. No contato com outro corpo ou objeto, por exemplo a bola, submetemos o corpo a forças ainda maiores.

O cérebro é capaz de ativar reflexamente a musculatura, muito antes de termos conhecimento dessa ativação, gerando forças que contrapõem aos efeitos das colisões. Porém, em várias situações, a intensidade e a rapidez da força de colisão é bem maior do que a capacidade biológica de reação. Ou seja, o bom senso manda ficar longe das colisões esportivas. Mas o prazer da prática esportiva sempre irá prevalecer sobre os riscos.

Se der tempo, saia fora do alcance dos “bois bravos“ do esporte. E não ignore uma dorzinha recorrente. Ela pode ser um sinal para você procurar ajuda. Nos esportes, as micro lesões acumulam com o tempo, até provocar um efeito devastador de difícil tratamento.

Não dá para virar atleta em um final de semana. O correto é sempre começar com um treinamento leve e ir aumentando gradualmente a carga para que o corpo possa melhor adaptar e reagir a ela. Nunca comece uma prática esportiva sem um bom alongamento e aquecimento do corpo. Isso irá ajudar no funcionamento dos músculos, ligamentos e cartilagens. Também não termine abruptamente uma atividade física. Diminua o ritmo gradualmente.

Com a lesão aparecem inchaço, vermelhidão e inflamação e a temperatura local aumenta. É a resposta do corpo para curar os tecidos dilacerados. Se sofrer uma lesão pare, restrinja qualquer tipo de movimento na área lesada e coloque gelo sobre a mesma. Use um tecido entre a pele e o gelo e nunca aplique-o diretamente sobre a pele. Se possível, coloque uma bandagem para comprimir levemente a região lesada. Mantenha a área lesada sempre elevada e procure ajuda imediata de um profissional da saúde.

Nunca tome remédio sem prescrição médica. Os anti-inflamatórios não esteróides ajudam a diminuir o inchaço e a inflamação. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional irão orientá-lo sobre a melhor conduta para acelerar o processo de recuperação da lesão.

Para o condicionamento físico geral, o profissional da educação física está preparado para orientá-lo sobre a melhor escolha e implementação do programa de treinamento. Todo esporte tem a sua técnica apropriada que ajuda no seu rendimento e evita lesões. O profissional da educação física está treinado para lhe ensinar as técnicas corretas para realizar um determinado esporte.

A vida é o seu bem maior. Não a entregue nas mãos de amadores. Consulte apenas profissionais inscritos em seus conselhos profissionais. Os conselhos foram criados para proteger você. No Estado de São Paulo, visite o sites cremesp.org.br (médicos), crefitosp.gov.br (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) e crefsp.gov.br (profissionais da educação física) e veja se o profissional que está te atendendo está autorizado pelo estado para exercer a sua profissão.

Com esses cuidados poderemos celebrar a liberdade de viver com saúde e bem estar que alcançamos com a prática adequada dos esportes.

Prof. Gil Lúcio Almeida - Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro O Engraxate que virou PhD

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Atividade Física e Gravidez

A gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes.


A gestação não significa uma contra-indicação absoluta para exercícios físicos, desde que estes já estejam dentro de sua rotina de vida, porém deve-se ter o bom senso de praticá-los com moderação.
Abaixo seguem algumas recomendações para atividades físicas em gestantes:

1- Faça exercício pelo menos três vezes por semana, durante um mínimo de 20 minutos de cada vez. Evite sessões de exercícios intensos seguidos de longos períodos de inatividade.

2 - Evite exercícios que a obriguem a deitar-se de barriga após o terceiro mês de gravidez.

3 - Evite longos períodos em pé sem se mexer.

4 - Evite exercício intenso em ambientes quentes, úmidos ou se tiver febre.

5 - Se sentir que algo não está bem durante um determinado exercício, não o faça.

6 - Evite movimentos ou atividades com impactos freqüentes ou violentos.

7 - Utilize sutiã que dê um bom apoio e proteja convenientemente o seu peito. É natural que tenha de comprar tamanhos maiores durante a gravidez.

8 - Use calçado apropriado, de modo a que os pés e tornozelos estejam bem protegidos e não escorreguem.

9 - Lembre-se que o seu centro de gravidade, e por conseguinte o seu equilíbrio, mudam durante a gravidez, devido ao peso crescente do bebê.

10 - Evite exercícios em que tenha de dobrar demasiado os joelhos, levantamentos simultâneos das duas pernas, e saltos com as pernas esticadas.

11 - Comece sempre com cinco minutos de marcha lenta ou bicicleta estática com pouca resistência, para aquecer bem os músculos. O exercício mais intenso não deve exceder os 15 minutos seguidos.

12 - Após o exercício mais intenso faça 5 a 10 minutos de atividade gradualmente menos intensa, que deve terminar com exercícios suaves de relaxamento muscular.

13 - Não se canse demasiado, nunca fique exausta!

14 - Meça o seu ritmo cardíaco durante as fases de exercícios mais ativo. O ritmo não deve exceder 140 pulsações por minuto.

15 - Após um exercício no chão, levante-se lentamente para evitar vertigens. Após estar de pé, ande durante um ou dois minutos.

16 - Beba água antes, durante e após a sessão de ginástica. Lembre-se que seu corpo necessita estar hidratado.

17 - Aumente o número de calorias diárias de acordo com as necessidades da gravidez, ou seja, cerca de 300 calorias extra por dia. Durante a gravidez não se deve fazer exercício com o objetivo de perder peso!

18 - Para o exercício e consulte o seu médico se sentir algum dos seguintes sintoma:
a) Dor;
b) Hemorragia vaginal;
c) Vertigens ou desmaio;
d) Falta de ar;
e) Batimentos cardíacos irregulares ou excessivamente rápidos (mais de 160 bpm);
f) Dificuldade de andar;
g) Dores nas costas ou zona do púbis;
h) Contrações uterinas.

Fonte: Blog Mundo Educação Física

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Qualidade de vida e a terceira idade

O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos.
Os especialistas em envelhecimento acreditam que o ser humano em geral poderia viver até 115 a 120 anos se o estilo de vida e seu perfil genético fossem ideais.
Para atingir esse objetivo não resta à menor dúvida que devam ingerir alimentos mais nutritivos, exercitar-se regularmente e ter hábitos saudáveis.
Atividade física, dieta, tabagismo e outros hábitos possuem um grande efeito tanto sobre a extensão quanto a qualidade de vida.
Em um estudo realizado pelo Dr. Lester Breslow, da UCLA (USA), mais de seis mil pessoas da região da baía de São Francisco demonstraram uma diferença drástica nas taxas de morte entre aqueles que seguiam sete hábitos saudáveis simples e aqueles que não os seguiam. São eles:
1- Nunca fumar
2- Ingestão moderada de álcool
3- Tomar café da manhã
4- Não petiscar
5- Dormir sete a oito horas por noite
6- Exercitar-se regularmente
7- Manter o peso ideal

Aqueles que seguiram os sete hábitos saudáveis apresentaram taxas de mortalidade muito menor e foi estimado que pudessem viver nove anos a mais do que aqueles que não os praticavam.
De acordo com os gerontologistas, um ingrediente fundamental para um envelhecimento saudável é a ATIVIDADE FÍSICA REGULAR.
De todos os grupos etários, as pessoas idosas são as mais beneficiadas pela atividade.
O risco de muitas doenças e problemas de saúde comuns na velhice, como doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão arterial, depressão, osteoporose, fraturas ósseas e diabetes diminui com a atividade física regular. Este hábito se praticado regularmente também diminui a gordura corporal, aumenta a força muscular, melhora a aptidão física aeróbica, melhora o sono, são menos vulneráveis a doenças virais e possuem melhor qualidade de vida do que as pessoas sedentárias.


Benefícios da Atividade Física para a Saúde:
* Melhorias: Aptidão cardíaca e pulmonar, Força muscular, Osteoporose, Colesterol, Triglicérides, Hipertensão Arterial, Qualidade da Dieta, Sono,
Controle de peso e Humor, ansiedade, auto-estima, estresse


* Prevenções: Doenças cardiovasculares, Câncer de colo, AVE (Acidente Vascular Encefálico), Depressão, Diabetes, Artrite, Lombalgia e Obesidade

*Atividades Físicas: Pilates, Alongamento, Dança, Musculação, Esportes, Caminhada e Corrida

O processo de envelhecimento é real e natural. Então, que tal brindar esta época com muita saúde e disposição? Basta exercitar-se. Lembre-se qualidade de vida não tem idade e é muito bom viver bem.



Autor: Professora Teresa M. Passarella - Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento
Colunista do Jornal do Brooklin

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Teresa Passarella - atualização profissional

Teresa Passarella participou do curso "ESTABILIZAÇÃO LOMBAR - Prevenção a Lesões e Tratamento das disfunções Músculo-esqueléticas" no Instituto Fit em 22 de maio de 2010. Mais uma vez, Teresa Passarella em busca por informações e atualização profissional!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Treinamento Resistido na Terceira Idade

Para a OMS, a terceira idade se classifica a partir dos 60 anos de vida. É sabido que com o passar dos anos nosso organismo passa por processos naturais de envelhecimento, e esses processos afetam de forma marcante o nosso desempenho, levando-nos muitas vezes a incapacidade de realizar as tarefas cotidianas numa idade avançada.
Não devemos esquecer que necessitamos de um esforço mínimo para realizarmos as tarefas cotidianas de forma segura, mas nem sempre numa idade avançada, nos apresentamos aptos para realizá-las. Isso porque com o passar dos anos qualidades físicas importantes como: força, flexibilidade, equilíbrio e resistência, diminuem em função dos processos de envelhecimento e quanto mais inativos permanecermos mais rápido acontecerá essa diminuição (das qualidades físicas). No geral podemos dizer que as qualidades físicas aumentam até por volta dos 30 anos para daí em diante diminuir de forma gradativa.

O que devo fazer para minimizar estes efeitos naturais do envelhecimento?
Resposta: Faça exercícios.

Qual o exercício ideal, ou melhor, qual exercício que devo fazer?
Existe algum exercício proibido de ser executado?
Não existe exercício proibido e sim, pessoas que estão proibidas de realizarem algum exercício!

A musculação (treinamento resistido) é um tipo de exercício perigoso?
Definitivamente não!
Podemos afirmar categoricamente que a musculação é o exercício mais seguro que podemos executar, uma vez que durante a sua execução podemos controlar todas as variáveis envolvidas no mesmo como: intensidade, força, velocidade.

Importante: estudos científicos comprovam a eficácia do treinamento resistido para as mais variadas populações (obesos, diabéticos, cardiopatas e idosos).

Fonte: Conexão Itajubá
Autor: Ronildo Antonio Martins - Professor do curso de Educação Física do Universitas, Especialista em Musculação, e Ciência do Treinamento Desportivo e Mestre em Ciências Biológicas .

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mal de Alzheimer

CANTAR PARA IDOSOS COM ALZHEIMER PODE AJUDÁ-LOS A RETER NOVAS INFORMAÇÕES
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Boston, cantar para idosos com doença de Alzheimer contribui para a formação de novas memórias.

O pesquisador Brandon Ally e sua equipe realizaram o estudo inspirados pela história de um homem com Alzheimer que conseguia se lembrar de notícias se elas fossem cantadas por sua filha, com a melodia de canções que ele conhecia.
Eles deram a 13 idosos com Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Dois grupos foram formados. O primeiro podia ouvir as letras sendo tocadas, enquanto o segundo ouvia apenas a declamação das letras, sem ritmo.
Os participantes com Alzheimer que escutaram a música conseguiram recordar 40% das letras. Os que tinham apenas lido e escutado as rimas sem a melodia lembrava apenas 28%.
Os saudáveis lembravam 80% das letras, independemente de terem ou não ouvido à canção.
Brandon Ally sugere que usar música para dizer aos pacientes como tomar os remédios nos estados mais complicados de demência poderia ajudá-los a conseguir viver independemente por um período maior.
Ainda não se sabe porque cantar ajuda. Segundo o pesquisador, a música envolve áreas do cérebro, incluindo as regiões subcorticais, que normalmente são poupadas até a pessoa atingir estágios mais avançados do Alzheimer.

Fonte: folha.com/bolnoticias - http://www.reabilitacaocognitiva.org/?p=2458

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Benefícios da atividade física para a massa óssea

Estudos comprovam que a atividade física regular fortalece a musculatura e apresenta efeitos benéficos sobre a massa óssea. Além disso, a atividade física melhora o equilíbrio, os reflexos e a marcha, reduzindo os riscos de quedas no idoso em aproximadamente 25%.

Mesmo se já for portador de osteoporose, é essencial exercitar-se, mas não esquecendo de consultar previamente o médico.

Lembre que os efeitos benéficos do exercício duram apenas enquanto o programa de atividade física perdurar, daí a importância de se manter esse programa por longo prazo. Por outro lado é necessário ressaltar também que a atividade física deve fazer parte de um programa mais amplo de prevenção e/ou tratamento, pois o exercícios embora imprescindíveis, sozinhos não evitam ou curam a osteoporose.

Texto: Dr. José Joel Dantas
Fonte: http://www.reservaer.com.br/saude/osteoporose.html   (tire aqui suas dúvidas sobre osteoporose)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A importância do alongamento

Sendo bem feitos no início do treino, os alongamentos esticam a musculatura e a deixam aquecida para o exercício. Mas também é preciso fazer uma série de alongamentos no final de tudo e ao contrário do que se pensa, não esses podem deixar de ser feitos.
São os alongamentos finais que não deixam os músculos ficarem encurtados - que pode prejudicar a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, evitando dores musculares.

Fonte: www.alongamentos.com
Veja matéria completa: http://www.alongamentos.com/importancia-do-alongamento.htm

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Exercícios físicos e obesidade

A atividade física é recomendada como estratégia importante para prevenção e o tratamento da obesidade , diabete melito ( DM ) e da síndrome metabólica ( SM ).
Veja quais são as regras básicas para a prática de exercícios físicos em pacientes obesos.

Fonte: Incor Rio Preto
http://www.incorriopreto.com.br/exerciciofisico/exerceobesidade.asp