Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O exercício ajuda a reduzir as quedas em idosos e jovens

*Colunista Teresa Passarella

Em pesquisas publicadas pelo American Journal of Preventive Medicine, interessantes aspectos foram apresentados:

• Duas horas de atividade aeróbia por semana reduziu o risco de quedas

• Exercício regular reduz o risco de quedas em idosos e jovens

• As quedas são um grande risco para a saúde. Nos EUA, por ano, mais de oito milhões de pessoas buscam tratamento de urgências por causa de quedas.


O efeito protetor do exercício foi documentado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, que analisou dados de pessoas envolvidas no estudo longitudinal Aerobics Center. A pesquisa perguntava “Você caiu alguma vez o ano passado?”. Em caso afirmativo, a próxima pergunta era “O que estavam fazendo quando você caiu?”

Os participantes também passaram por um teste ergométrico e responderam a perguntas sobre: “Quantos minutos de exercícios aeróbicos faz por semana?”

Dos participantes, 20% , com idade entre 20 a 87 anos, relataram ter caído no ano anterior. E dentro desse percentual 15% afirmaram que caíram enquanto andavam e os outros cinco por cento de outras causas.

Os resultados mostraram também que as mulheres são 2,8 vezes mais prováveis a cair durante a caminhada do que homens, mesmo tendo níveis de aptidão elevados. No entanto, os níveis de aptidão de queda dos homens tiveram os níveis baixos, de 2,2 vezes mais chances de cair.

"Ficamos surpresos que o fitness e atividade física têm uma relação forte com as quedas na caminhada entre os homens e as mulheres", disse o Dr. Kristin Mertz, do departamento de epidemiologia da Universidade de Pittsburgh.

Apesar das quedas serem as principais causas de ferimentos entre pessoas de 65 anos ou mais, os pesquisadores também descobriram que os jovens caem tanto como os mais velhos.

"Nós não fomos surpreendidos que as pessoas acima de 65 anos não eram mais prováveis relatar quedas do que as pessoas mais jovens, porque os jovens são mais propensos a participar em atividades mais arriscadas, como estar em uma escada, correr e praticar esportes”, disse Mertz.

Segundo os pesquisadores, geralmente as pessoas precisam de cerca de duas horas de exercício por semana para reduzir o risco de quedas.

Os exercícios aeróbicos, em geral, são aqueles realizados em um nível moderado de intensidade e tempo relativamente longo. Como por exemplo:

• Caminhada

• Corrida

• Pedalar ao ar livre ou bicicleta ergométrica

• Nadar

• Jogar

• Aulas de aeróbica, step, etc.

Além de reduzir as quedas, os reconhecidos benefícios de fazer exercícios aeróbicos regulares são:
• O fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração, para facilitar o fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões

• Fortalecimento e ampliação do coração, para melhorar sua eficiência de bombeamento e reduzir a frequência cardíaca de repouso, conhecido como condicionamento aeróbico dos músculos de todo o corpo

• Melhora a eficiência da circulação e reduzir a pressão arterial

• O aumento do número total de glóbulos vermelhos no corpo, facilitando o transporte de oxigênio

• Melhoria da saúde mental, incluindo a redução de estresse e diminuir a incidência de depressão

• Redução do risco de diabetes
Os benefícios para a saúde da atividade física são potencializados com a participação regular.

Antes de mudar dramaticamente os padrões de sua atividade física, especialmente se você planeja fazer uma atividade mais rigorosa e de alta intensidade, é muito importante consultar seu médico para atestar se você está pronto para participar.

Vale lembrar, da importância de procurar sempre um profissional de Educação Física, preferencialmente, especializado para que ele possa atender as suas necessidades com os exercícios físicos adequados.


* Teresa Passarella é graduada em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP e Personal Trainer.

Texto extraído da coluna quinzenal assinada por Teresa Passarella no jornal do Brooklin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário