Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Emagrecer em um ambiente obesogênico é difícil


*Por Dra. Roseli Rossi

O estilo de vida de cada um é fortemente influenciados pelo meio. O ambiente obesogênico é aquele que induz à adoção de comportamentos alimentares inadequados e sedentarismo. Essa é a fórmula perfeita para o desenvolvimento e perpetuação da obesidade.

Verifica-se que ao mesmo tempo em que a urbanização, a globalização e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitos benefícios, por outro lado estão cada vez mais contribuindo para piorar os hábitos alimentares, a inatividade física e tornar as pessoas mais estressadas no dia a dia. Este cenário é o bastante para elevar os índices assustadores de sobrepeso, obesidade, doenças cardiovasculares, degenerativas e diabetes. E, pior, em pessoas cada vez mais jovens, inclusive crianças!

As comprovações de que algumas pessoas são mais suscetíveis à obesidade por motivos genéticos são muito poucas em relação ao estilo de vida, incluindo os fatores alimentares na prevalência da obesidade. Por isso, este é mais um motivo para mudar o ambiente em que se vive tanto no trabalho como em casa. São mudanças que, pouco a pouco, vão sendo incorporadas à rotina de todos para garantir uma melhor qualidade de vida.

São alimentos prontos, congelados, com embalagens atraentes, doces, salgados, recheados de gorduras saturadas, sódio, açúcares, que tomam espaços cada vez maiores e freqüentes na cozinha, no trabalho, no transporte, na bolsa, na lancheira, nos passeios, enfim em todos os lugares.

Desculpas para escolhas alimentares erradas e a falta nas atividades físicas são várias: sem tempo, compromissos sociais, família, tarefas domésticas, viagens...

Além destas “falhas” citadas outro fator que influencia bastante a continuar ou não com o estilo de vida inadequado são as pessoas que fazem parte deste cotidiano. Os amigos e a família podem ou não colaborar, e muito, nas mudanças de hábitos e comportamentos. Assim, é necessário ter muita determinação, força de vontade e meta para começar as mudanças no estilo de vida. É realmente lutar contra uma forte maré.

Excesso de calorias + Sedentarismo + Estresse = 1 bilhão de pessoas fora do peso saudável


No último levantamento do Ministério da Saúde de 2009 os dados revelam que os brasileiros apresentam:

Sobrepeso:
51% homens 42% mulheres

Obesidade: 14%

A mudança deve acontecer a nível familiar para garantir sucesso nas mudanças de estilo de vida.

Mude o ambiente obesogênico

A mudança de fato, deve começar com a ida ao supermercado. Selecionar os alimentos mais saudáveis na hora da compra é fundamental para não cair em tentação em casa. Ter sempre  à geladeira opções coloridas como verduras, legumes e frutas, iogurtes lights, sucos lights, queijos magros fazem com que a sua escolha contribua para a sua saúde. O ditado "o que os olhos não veem o coração não sente" nestas horas é real! Deixar à vista alimentos mais calóricos, doces, embutidos faz com que você sinta mais vontade e não resista à eles.

*Dra. Roseli Rossi é nutricionista e especialista em Nutrição Clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário