Personal Trainers

ENERGIA ACADEMIA

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Memória muscular facilita retorno da boa forma física

Fonte: Folha.compublicidade

Uma boa notícia para quem já suou para ganhar músculos e depois abandonou a atividade: um estudo em camundongos mostra que o corpo lembra desse período de exercícios intensos.

Isso facilita a recuperação da forma física no futuro. A origem dessa "memória muscular" está nos miócitos - células longas, contráteis e salpicadas de núcleos, que formam os músculos.

Após intensa atividade física, novos núcleos são adicionados às fibras musculares existentes. Esses núcleos estimulam a produção de proteínas, o que aumenta o volume do músculo.

Músculos, porém, atrofiam após um período de desuso. O que se pensava é que a perda de massa muscular estava ligada à queda no número de núcleos em miócitos ou à morte dessas células.

Mas cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a quantidade de núcleos permanece praticamente inalterada após um longo período de desuso. A massa muscular é reduzida por alterações no volume do miócito, não por apoptose (morte celular).

A recuperação dessa massa é mais rápida em quem apresenta um histórico de atividade muscular intensa, pois o lento processo de incorporação de núcleos ao miócito pode ser dispensado.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os benefícios do futebol para as mulheres: pernas torneadas e resistência física

Fonte: Clicrbs.com.brpublicidade
Esporte desperta cada vez mais o interesse feminino para moldar o corpo

Em um estudo feito pela Universidade de Copenhague em fevereiro, o pesquisador dinamarquês Peter Krustrup provou que as mulheres estão procurando cada vez mais intimidade com a bola. O cientista constatou que, além de interação social, o esporte dá às mulheres ganho de massa muscular, melhora no consumo máximo de oxigênio, no desempenho, na resistência, além de pernas torneadas.

Em linhas gerais, o treino feminino é igual ao dos homens. O profissional de educação física e futuro treinador de um time de futebol feminino de Brasília, Edmardo Singo Santos, detalha que exercícios focados na aquisição de resistência física, no planejamento tático e nas práticas coletivas fazem parte da rotina de todo jogador, independentemente do gênero. O que muda é a intensidade.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fazer exercícios diminui dores de cabeça

Fonte: Estadão.com.brpublicidade
Praticar atividades físicas pode ajudar a amenizar enxaquecas, concluiu estudo brasileiro

Praticar atividades físicas pode ajudar a amenizar enxaquecas, concluiu o primeiro estudo epidemológico sobre dor de cabeça realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de São Paulo.

O trabalho ouviu 3.848 pessoas escolhidas aleatoriamente, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 79 anos. Avaliou-se, também, a relação entre a enxaqueca e a cefaléia - nome científico da dor de cabeça - com hábitos do dia a dia, como a prática regular de exercícios físicos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O exercício ajuda a reduzir as quedas em idosos e jovens

*Colunista Teresa Passarella

Em pesquisas publicadas pelo American Journal of Preventive Medicine, interessantes aspectos foram apresentados:

• Duas horas de atividade aeróbia por semana reduziu o risco de quedas

• Exercício regular reduz o risco de quedas em idosos e jovens

• As quedas são um grande risco para a saúde. Nos EUA, por ano, mais de oito milhões de pessoas buscam tratamento de urgências por causa de quedas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pilates fortalece musculatura na gravidez

Fonte: Yahoo.com.br

Grávidas podem fazer exercícios físicos específicos e moderadamente. É bom para a mãe, para o bebê e para a preparação do parto. Uma das modalidades recomendadas é o Pilates, já que as mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

"O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos", diz a ginecologista e obstetra Juliana Lima de Araújo. "Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente, auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço", continua.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A influência do frio no organismo dos corredores

Fonte: O2 por Minutopublicidade


As baixas temperaturas fazem com que o corpo do corredor fique mais suscetível a sofrer com lesões e até hipotermia.

Veja como prevenir-se da influência do inverno durante a prática da atividade física. Para os corredores, o frio não é só um inimigo por instigar em alguns a preguiça, o sono ou até mesmo a gula. Temperaturas baixas também podem ser responsáveis por causar lesões e contraturas, que são os maiores pesadelos dos esportistas.

Preocupação constante de quem pratica uma atividade física, o frio é tratado com muito mais cautela nos países onde as temperaturas baixas são mais recorrentes. Nesses locais, cujos termômetros abaixam do 0°C, os treinos acontecem em ginásios fechados, isolando termicamente os corredores para que não recebam diretamente a temperatura.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pessoas com doenças crônicas precisam de atividades físicas com cuidados especiais

Fonte: Clicrbs.com.brpublicidade
Prática de atividades físicas com apoio especializado dá resultado em menos tempo


A prática regular de exercícios é universalmente recomendada como um fator de saúde. Essa é a regra, mas determinadas pessoas portadores de doenças como diabetes, osteoporose e hipertensão precisam tomar uma série de cuidados antes de mergulhar de cabeça na malhação. Nesses casos, um acompanhamento personalizado é o mais indicado.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estudos analisam a influência dos exercícios físicos no tratamento e prevenção do câncer

Docente da UFSCar apresenta os efeitos positivos da prática de exercícios físicos moderados

A pesquisa desenvolvida pelo professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcelo Demarzo, analisa os impactos dos exercícios físicos na prevenção e tratamento do câncer. Os estudos começaram a ser desenvolvidos no ano de 2003 e no último mês de julho foram reunidos no livro "Exercise and Cancer: Exercise in the Prevention and Treatment of Cancer", publicado em inglês pela editora VDM Verlag. A obra reúne as ultimas descobertas da comunidade científica relacionadas ao desenvolvimento de tumores e o papel da atividade física na manutenção da qualidade de vida.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Exercício e imunidade

*Colunista Teresa Passarella
Sistema Imunológico
Quando o corpo se depara com um germe, o sistema imunológico vai tentar defender-se.

Seu sistema imunológico é uma rede de células, tecidos e órgãos por todo o corpo, que evoluiu para se defender contra os invasores estranhos.

O sistema imunológico do organismo protege contra doenças e infecções e tem o seu próprio sistema circulatório, sistema linfático.

Quando o sistema imunológico não pode exercer as suas funções, os resultados podem ser graves. Os distúrbios do sistema imune incluem:

Alergias, asma, doenças auto-imunes e etc.

Você está com tosse ou resfriado?

Você se sente cansado o tempo todo?

Faça uma caminhada diária ou uma sequência de simples exercícios de rotina; algumas vezes por semana podem ajudá-lo a sentir-se melhor.

O exercício não só ajuda o sistema imunológico a combater simples infecções bacterianas e virais, mas na verdade diminui a probabilidade de desenvolver doença cardíaca, osteoporose e câncer.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conheça as vantagens de andar de bicicleta

Fonte: Clicrbs.com.brpublicidade
Atividade ajuda a controlar do peso corporal e a desenvolver a aptidão cardiorrespiratória

Pedalar é um dos esportes mais comuns, tanto entre adultos como entre as crianças. E são muitos os benefícios que essa atividade traz à saúde, entre elas redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Porém, no Brasil a atividade não é levada a sério como meio de transporte principalmente pela falta de estrutura externa.
Preocupada com os riscos que as pessoas correm trocando o carro pela bicicleta, a Utrecht University, na Holanda, pesquisou e chegou à conclusão que os benefícios que a atividade traz para a saúde ainda superam a exposição aos acidentes e à poluição do ar quando se anda de bicicleta.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Emagrecer em um ambiente obesogênico é difícil


*Por Dra. Roseli Rossi

O estilo de vida de cada um é fortemente influenciados pelo meio. O ambiente obesogênico é aquele que induz à adoção de comportamentos alimentares inadequados e sedentarismo. Essa é a fórmula perfeita para o desenvolvimento e perpetuação da obesidade.

Verifica-se que ao mesmo tempo em que a urbanização, a globalização e o desenvolvimento tecnológico trouxeram muitos benefícios, por outro lado estão cada vez mais contribuindo para piorar os hábitos alimentares, a inatividade física e tornar as pessoas mais estressadas no dia a dia. Este cenário é o bastante para elevar os índices assustadores de sobrepeso, obesidade, doenças cardiovasculares, degenerativas e diabetes. E, pior, em pessoas cada vez mais jovens, inclusive crianças!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os 10 mandamentos da manutenção do peso

Quem vive fazendo dieta sabe que emagrecer é fácil, a dificuldade estar em manter o peso. Pensando nisso, a Energia Academia apresenta as principais dicas para evitar aquele tão indesejado efeito sanfona:

1- Praticar atividade física regularmente. Saiba que, 90% das pessoas que conservam um peso adequado praticam atividades físicas todos os dias.

2- Pesar-se com freqüência. Não é necessário ir à balança depois de cada refeição. Os especialistas costumam recomendar pesagens às sextas-feiras e aos domingos.

3- Não perder o controle nos fins de semana. Lembre-se que, a dieta do final de semana pode ser menos rigorosa, mas deve ter limites.

4- Tomar café da manhã todos os dias. A primeira refeição do dia ativa o metabolismo, retirando-o do “modo lento” da noite e colocando-o no “modo dia”, em que a queima de calorias é maior.

5- Ingerir poucas calorias. Isso não quer dizer comer pouco. Quem sabe selecionar bem o que come, não passa fome.

6- Limitar o consumo de gordura. Fique ligado, porque a gordura não está somente naquele pedaço de picanha ou na manteiga do pãozinho, mas nos sorvetes cremosos, no pão de queijo e no leite integral de todo dia.

7- Evitar comer fora de casa (prepare as próprias refeições). Ao fazerem as refeições em casa, as pessoas conseguem ter um controle maior sobre o que ingerem.

8- Fazer cinco refeições diárias. O organismo “interpreta” um jejum prolongado como um sinal de alerta para economizar energia e, assim, manter as funções vitais. Ou seja, o ritmo metabólico diminui.

9- Pensar em calorias. Quem tem uma ideia do que se come e de quanto se come, se os alimentos são muitos ou pouco calóricos, quando exagera, automaticamente come menos na próxima refeição.

10 – Procure eliminar o fast-food do cardápio. Hambúrguer, batata frita e refrigerante empanturram, mas saciam por pouco tempo porque são ricos em carboidratos: nutrientes de digestão rápida.

Essas orientações são pautadas no maior estudo já realizado sobre o tema, o “National weight control registry” (NWCR), nos Estados Unidos. Vale lembrar que, ao fazer regime tente não passar tanto tempo sem comer e beber muita, mas muita água mesmo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atividades promovem qualidade de vida a pessoas em processo de envelhecimento

O projeto Envelhe-Sendo acontece na UFSCar e desenvolve as capacidades físicas e cognitivas de adultos maduros

Entre os dias 02 e 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o projeto Envelhe-Sendo, coordenado pela docente Márcia Pontes Mendonça, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As atividades são direcionadas a pessoas em processo de envelhecimento e visa a promoção da saúde e qualidade de vida a partir de atividades de interação e socialização.