Musculação e Saúde
Prof. Dr. José Maria Satarem**
Cada vez mais trabalhos científicos comprovam que a boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações é fundamental para uma boa qualidade de vida. Qualidades de aptidão como força, resistência, coordenação e flexibilidade são importantes para a realização confortável e segura dos esforços da vida diária mesmo em situações de solicitação acentuada, como é o caso de muitas atividades profissionais.
Pessoas idosas e sedentárias apresentam habitualmente processos progressivos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que leva ao aparecimento de dores, e pode chegar a impedir atividades tão suaves como caminhar. Músculos fortes e com boa elasticidade funcionam como amortecedores de forças externas aliviando as articulações. Os melhores exercícios para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são os exercícios resisidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, cuja prática é hoje conhecida como musculação.
As evidências científicas atuais demonstram que os exercícios resistidos também contribuem para promover saúde cardiovascular. Com relação à segurança, os exercícios resistidos foram identificados como os mais adequados para pessoas sedetárias ou debilitadas, em função da facilidade com que podem ser adaptados para qualquer condição de saúde e de aptidão.
A musculação pode ser mais suave do que caminhar.
Com procedimentos técnicos simples, os exercícios resistidos proporcionam grande segurança nas doenças reumatológicas, ortopédicas e neurológicas. Os pequenos aumentos das frequências cardíaca e respiratória durante os exercícios garantem segurança para pessoas com doenças cardiológicas e pulmonares. Além de seguros, os execícios resistidos são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas, promovendo saúde geral.
** Médico fisiatra e reumatologista, diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Instituto Biodelta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário