A Obesidade é uma condição crônica que se caracteriza por um excesso de gordura acumulada no corpo.
Diagnostica-se a obesidade por uma medida de parâmetro populacional chamada ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC). O Índice de Massa Corporal é uma formula utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
Vamos calcular o seu IMC?
Por exemplo, se o seu peso é 80 Kg e a sua altura é 1,80, a fórmula ficará:
IMC = peso em kg (80) / altura em cm (1,80) x altura em cm (1,80)
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
Confira na tabela abaixo:
Tabela IMC para mulheres
Abaixo do peso abaixo de 19
Normal 19 a 23,9
Obesidade leve 24 a 28,9
Obesidade moderada 29 a 38,9
Obesidade grave ou mórbida acima de 39
Tabela IMC para homens
Abaixo do peso abaixo de 20
Normal 20 a 24,9
Obesidade leve 25 a 29,9
Obesidade moderada 30 a 39,9
Obesidade grave ou mórbida acima de 40
Por que preocupar-se com a obesidade?
Tanto o sobrepeso como a obesidade colocam o coração numa situação de verdadeira “pressão”. Essa alta sobrecarga no músculo cardíaco, originária da obesidade, pode aumentar a possibilidade de doenças sérias, tais como:
• DIABETES
• DOENÇAS CARDÍACAS
• PRESSÃO ARTERIAL ALTA
• DERRAMES (acidente vascular encefálico)
• CÁLCULOS NA VESÍCULA
• COLESTEROL ALTO (ruim LDL)
• GOTA
• QUASE TODOS OS TIPOS DE CÂNCER
• MORTE PREMATURA
• Etc...
Além de que a obesidade também pode complicar os tratamentos médicos.
O que causa a obesidade?
A obesidade é sumamente complexa e não é somente um problema de força de vontade ou de autocontrole. Em geral são causadas por uma combinação de COMER EM EXCESSO, FALTA DE EXERCÍCIO E FATORES GENÉTICOS HEREDITÁRIOS.
O sobrepeso e a obesidade ocorrem quando ao longo do tempo, o corpo ingere mais calorias do que se consome. Entretanto, existem algumas pessoas que aumentam o peso de gordura com mais facilidade que outras. A obesidade também pode ser causada por um desequilíbrio hormonal.
Como tratar a obesidade?
NÃO EXISTE UMA PÍLULA MÁGICA... Mas há tratamentos eficazes que ajudam a melhorar essa condição. O tratamento adequado é aquele feito a longo prazo com a combinação de: DIETA EQUILIBRADA, MAIOR ATIVIDADE FÍSICA E MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA.
Em alguns casos é aconselhável o acompanhamento médico para avaliar o melhor tipo de tratamento.
Exercícios e perda de peso.
A chave para o controle de peso é equilibrar o consumo de energia (ingestão de alimentos) e a quantidade de calorias que o nosso corpo consome (atividade física).
Para perder peso você deve gastar mais calorias do que se consome!
O exercício físico é uma maneira fundamental para fazer isso. Quando você se exercita regularmente, fortalece os músculos, as células musculares passam a gastar mais energia e ao longo do tempo, seu corpo trabalhará com mais eficiencia, tornando-se um bom “gastador de calorias” (ou científicamente ocorre o aumento da taxa metabólica basal) o que resulta no EMAGRECIMENTO.
Para este passo rumo a uma saúde de ouro acontecer da melhor forma possível, inicialmente é fundamental saber o grau de obesidade (ou sobrepeso) e cuidados para a prescrição adequada de atividade física. Nesse caso, um profissional de Educação Física fará sua avaliação física específica (incluindo o percentual de gordura e análise nutricional) para poder determinar e prescrever os melhores exercícios respeitando a individualidade de cada pessoa.
Vamos lá! Nunca é tarde para começar. Você pode e conseguirá ter uma vida mais saudável e feliz, basta começar!
Professora Teresa M. Passarella - Personal Trainer, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento
Colunista quinzenal do Jornal do Brooklin - Seção "Esportes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário