Cuide bem do seu joelho
Muitas pessoas negligenciam os cuidados com os joelhos, até o momento em que eles causam desconforto, doe ou interferem na atividade normal. A articulação do joelho é a maior do corpo, sendo constituída por quatro ligamentos principais (cruzado anterior, cruzado posterior, colateral lateral e colateral medial) proporcionando a estabilidade da articulação que juntamente com os ossos (fêmur, tíbia e patela) determinam a amplitude de movimento do joelho.
Existem ainda ligamentos menores que contribuem para a estabilidade dos meniscos e da patela. Os meniscos são placas de fibrocartilagem localizada na superfície articular da tíbia, essenciais para a estabilidade, amortecimento e lubrificação da articulação.
Um joelho saudável é aquele em que as peças ósseas deslizam suavemente uma sobre a cartilagem da outra, enquanto ligamentos, tendões e músculos mantêm a articulação alinhada, forte e saudável. Dentre essas estruturas, destacamos a importância da musculatura, pois ela é responsável por garantir o mínimo contato entre as peças ósseas, pois quando a musculatura da coxa não esta fortalecida o bastante, a articulação perde sustentação que resulta em um maior contato entre a tíbia e o fêmur, com o tempo esse contato excessivo começa a danificar a cartilagem, comprometendo a mobilidade e estabilidade do joelho e gerando lesões como a condromalácia (desgaste da cartilagem) e tendinite.
É cada vez maior o numero de pessoas que sofrem com dores no joelho, principalmente corredores que não se preocupam em dedicar parte do seu treinamento para fortalecer a musculatura dos membros inferiores, pois, você que gosta de correr e pretende continuar correndo de muita importância para o treino de musculação, pois ele te ajudara muito não só a melhorar seu desempenho, mas principalmente para preservar a vida útil do seu joelho.
Professora Teresa M. Passarella - Personal Trainer, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento
Colunista quinzenal do Jornal do Brooklin - Seção "Esportes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário