Exercícios mantêm a forma e auxiliam na hora do parto; Pilates e alongamento estão entre as atividades mais indicadas
A boa forma na gravidez pode ser alcançada com uma alimentação adequada a exercícios físicos, mas, para aproveitar todos os benefícios da prática esportiva e manter a sua segurança – e a do bebê -, a gestante precisa seguir algumas recomendações.
É fundamental consultar um médico para que ele indique a atividade adequada e também encaixe a prática à rotina de exercícios que a mulher já realizava antes da gravidez. As futuras mamães que têm hábitos sedentários, no entanto, devem tomar cuidado.
As mulheres que já praticavam atividades físicas e nunca sofreram aborto espontâneo podem continuar as atividades após uma adaptação. Já as sedentárias devem iniciar os exercícios após a 12ª semana de gestação. Nesse período, o bebê está em formação, e o risco de aborto espontâneo é maior do que no estante da gestação.
Os exercícios recomendados pelos médicos costumam se adequar ao estado de saúde da gestante e à capacidade que ela tem para realizá-los, mas há modalidades que costumam ser indicadas para grávidas.
“As atividades físicas mais adequadas para gestantes são os exercícios de baixo impacto como caminhadas, alongamento, pilates, ioga, atividades na água e de reforço muscular, como a ginástica funcional, além de modalidades voltadas para a musculatura pélvica”, afirma a “Personal Trainer” Teresa Passarella. Ela acrescenta, ainda, que os alongamentos são importantes para a postura, assim como para a prevenção de incômodos e de dores comuns ao longo da gestação. Durante a gravidez de acordo com os especialistas, não é indicado fazer levantamento de peso - o que não significa, no entanto, que a gestante não possa praticar exercícios utilizando peso.A mulher pode treinar com peso, até porque vai segurar um bebê depois do parto. Ela precisa ter força muscular para agüentar também o peso das mamas e para sustentar o próprio corpo “Guia Práticos de Exercícios para Gestantes” (Phorte Editora).
Os benefícios da prática de exercícios são muitos. “A atividade física é ótima para gestantes. Melhora a circulação, fortalece a musculatura, ajuda na hora do parto e deixa a mulher menos ansiosa”, enumeraTeresa Passarella. Segundo ela, a mulher deve esperar um período para se exercitar depois do parto, que varia de 30a 60dias.

